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CASA BRASIL 2016

O potencial brasileiro para investimento foi o ponto central do painel realizado pelo MTur no Rio de Janeiro, no último dia 12, no espaço da Casa Brasil. Na pauta do debate: o mercado hoteleiro do Rio de Janeiro - que passa por um processo de expansão impulsionado pelos grandes eventos -; a importância do diálogo do setor com o Congresso Nacional; a potencialidade de exploração dos parques nacionais e do segmento de cruzeiros no turismo.  Entre os debatedores e expositores estavam representantes de secretarias de Turismo de estados de todas as regiões, de empresas públicas e privadas, e das entidades da hotelaria, cruzeiros marítimos e parques temáticos, além de empreendimentos de lazer, entre outros.

“O evento faz parte de um processo que se intensifica para sensibilizar gestores públicos, empresários e entidades do setor para a necessidade de trabalharmos com mais sinergia pela causa do turismo”, afirmou o secretário Nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima.

Parte do seminário foi dedicada à apresentação de projetos dos estados e municípios abertos a investimentos para o desenvolvimento do turismo. Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais (Belo Horizonte e Ouro Preto) apresentaram seus portfólios de projetos que vão desde a construção de centros de eventos, complexos de lazer e roteiros de turismo religioso até um parque temático da biodiversidade brasileira nas proximidades de Manaus.

A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Ordenamento do Turismo (DEOTur), do Ministério do Turismo e contou com o apoio da Apex-Brasil.

 

Raio X do turismo brasileiro

O Ministério do Turismo entregou aos presentes informativo que mostra o potencial do Brasil enquanto destino de investimentos no setor de turismo. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o País é o 1º do mundo em recursos naturais e o 11º em Economia Turística, além de 3º no mercado doméstico de aviação comercial do mundo, este de acordo com o ICAO. A cartilha mostra também que mais de 6,3 milhões de turistas estrangeiros estiveram no Brasil em 2015. Além disso, indica que o turismo corresponde a 3,7% do PIB e 9,6% deste Produto quando considerada a economia direta e indireta. 

 

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